COMPREENDER O DISPOSITIVO EDUCAR O OLHAR INTERPRETAR A SUBJETIVIDADE
A essência e o essencial na iniciação à prática fotográfica.
Conhecer a câmara fotográfica para tirar dela o máximo partido, embora importante, não pode constituir um objetivo em si. O domínio dos dispositivos de controlo e informação da câmara são no entanto fundamentais para se conseguir trabalhar no lado mais criativo e desafiante da fotografia.
Um conjunto de exercícios direcionados para a experienciação dos recursos disponibilizados pelo equipamento permitirá uma relação de proximidade com este e consequentemente uma atitude diferenciada relativamente à obtenção de imagens fotográficas.
Contudo, a fotografia não se esgota nessa sua vocação primordial: o registo de situações, a conversão destas em imagens fotográficas que testemunham acontecimentos. A fotografia é também uma forma de expressão artística e de afirmação criativa pessoal e é como tal que é aqui entendida e será abordada. O estudo dos géneros fotográficos assim como de autores de referência, clássicos e modernos fundamentais na definição e evolução da linguagem deste médium marcarão presença neste curso.
Propostas de trabalho alusivas às matérias em estudo serão uma prática constante.
OBJETIVOS
- Compreender o funcionamento da câmara fotográfica
- Adquirir competências no domínio da técnica
- Desenvolver capacidades que permitam colocar a câmara ao serviço da criatividade
- Conhecer e entender obra, percurso e processos de autores clássicos e modernos
- Percecionar e distinguir a diferença entre “tirar fotografias” e “fazer fotografias”
- Compreender e trabalhar a subjetividade na realização de fotografias
CONTEÚDOS
- Luz: a matéria-prima da fotografia
- Os dispositivos de controlo da câmara fotográfica Os dispositivos informativos da câmara fotográfica
- Velocidade, abertura e profundidade de campo: Como e quando utilizar? Que resultados se obtêm?
- Leituras de Luz
- Automatismos e Programações Iluminação natural e artificial Fotografia a Preto & Branco vs Cor
- Introdução ao enquadramento, ponto-de-vista e composição em fotografia
- Enquadramento e reenquadramento, ponto-de-vista e composição — regra e transgressão A fotografia e o registo Matéria Fotografável Documento / Arte
- Os géneros clássicos: retrato, paisagem, natureza-morta